Aumentar o número de vendas e fidelizar clientes é o sonho de toda empresa. Isso porque estes dois fatores estão diretamente relacionados à lucratividade e o êxito do empreendimento. Entretanto, para atingir este objetivo, é necessário ter uma boa estratégia.
Nos últimos anos, o Marketing de Conteúdo se tornou a principal estratégia para otimização e fidelização de clientes das empresas. É ele o responsável pelo aumento da visibilidade do negócio, aumento do ranqueamento do site nos buscadores , pela melhora das vendas e pós-vendas, além de reduzir o custo de aquisição de consumidores. Para poder empregar o Marketing de Conteúdo de forma correta em sua empresa, confira a seguir 4 estratégias fundamentais, que irão ajudar o seu empreendimento.
As 4 melhores estratégias de Marketing de Conteúdo para otimizar a fidelização
1. SEO O SEO é um dos principais cuidados a serem tomados por aqueles que estão investindo nas estratégias de Marketing de Conteúdo.
E isso é válido tanto para sites, blogs e até mesmo e-commerces. É fundamental se assegurar de que todas as páginas estão devidamente adequadas ao seu mercado, utilizando as palavras-chave certas, além de seguir as normas de escaneabilidade. Para isso, é essencial realizar pesquisas de palavras para saber quais são as mais relevantes para o negócio, bem como para o público que irá consumir. O Google Keyword Planner, Keyword Tool e o SemRush são ferramentas interessantes (e gratuitas) que ajudam a otimizar o SEO das páginas.
2. Produção de materiais ricos A produção de materiais ricos também é fundamental para a estratégia de Marketing de Conteúdo.
Além da geração de artigos para o blog, é necessário produzir conteúdos mais complexos e completos, nos mais variados formatos. Serão eles os responsáveis pela geração de leads e a sua qualificação. Dentre as principais opções estão os e-books, planilhas, infográficos, testes e simuladores.
3. Promoção de materiais A promoção dos materiais também é uma estratégia que requer atenção.
Após a criação dos conteúdos, é preciso promovê-los, tanto por e-mail quando através das redes sociais. A partir daí, é possível aproveitar os mais variados canais, tais como o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, entre outros. Tal promoção irá te auxiliar a atingir cada vez mais pessoas, aumentando a visibilidade da empresa, educando o mercado e aprimorando as visualizações dos seus materiais.
4. Redes Sociais As movimentadas redes sociais também são imprescindíveis para aqueles que estão investindo em estratégias de Marketing de Conteúdo.
Através delas, é possível promover todos os seus materiais, incentivar o engajamento dos potenciais consumidores, além de descobrir mais a respeito de sua persona. O uso destes canais requer uma relação mais próxima da empresa para com seu público, para compreender quais são as suas necessidades e dores. É importante entender o que eles precisam, quais suas opiniões, críticas e objeções sobre o seu segmento. Deste modo, você consegue fazer proveito de todo este material para aprimorar as suas ações e a sua companhia de um modo geral.
Os erros mais comuns no Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo, assim como os demais planos de marketing também conta com alguns erros bastante recorrentes. Se a sua empresa considera executar esta estratégia, é necessário ficar atento em certos detalhes, para que não haja falhas. São eles:
– Não realizar um estudo de personas; – Não possuir um planejamento de conteúdo;
– Produzir conteúdos temporais (os artigos e demais materiais devem sempre ser atemporais);
– Não fazer (ou fazer de forma inadequada) a divulgação do conteúdo;
– Não pesquisar palavras-chave apropriadas para o negócio.
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Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog. Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito.
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