5 dicas simples para realizar uma cobrança sem constrangimento

cobrança sem constrangimento

Sabemos que no mundo dos negócios existem muitos desafios e você, empresário, deve estar preparado para lidar com eles. Uma dessas situações é saber orientar a cobrança para o cliente que não cause um constrangimento, mas que seja objetiva e determinada.

Nas primeiras experiências com a cobrança pode acontecer do cliente não interpretar muito bem o pedido e entender que está sendo ofendido. Nestes casos, existem formas de orientar esta comunicação para que não se transforme em um mal-entendido.

Este texto pode te ajudar a encontrar a melhor maneira de realizar uma cobrança com o seu cliente. Confira nossas cinco dicas para lidar com esta situação da melhor forma. Boa leitura!

Mantenha-se sutil no primeiro contato

A primeira cobrança pode ser decisiva para a reação do seu cliente. Por isso, é imprescindível adotar um tom respeitoso e com cautela durante a conversa. Seja objetivo em todos os pontos que envolvam a cobrança, para que o cliente consiga entender o procedimento da empresa.

O primeiro contato também pode evidenciar o comprometimento da empresa com um bom negócio. Apresente-se de forma que deixe claro o suporte que o seu negócio pode realizar nesses casos, para que o cliente não fique com nenhuma dúvida sobre o que ele está sendo cobrado.

Basicamente, para um primeiro contato, traga todas as informações necessárias para o cliente efetuar o pagamento da cobrança, as devidas razões pela qual ele está sendo cobrado, os valores e o contato com a empresa para as futuras dúvidas. Mantendo a sutileza e elaborando uma conversa clara e objetiva, a relação com o cliente se mantém cordial.

Se necessário, insista pontualmente

Digamos que você seguiu todos os passos acima, mas o cliente ainda está com uma dívida aberta com a sua empresa. Mesmo sendo ignorado, não é a hora de transformar a conversa em um aviso arrogante ou ríspido.
Mantenha o seu aviso claro, objetivo e incisivo. Destaque os valores e prazos, para que o cliente entenda a importância de realizar o pagamento. Oriente o seu cliente a esclarecer as dúvidas, considerando que ele não tenha entendido o valor no qual está sendo cobrado.

Apresente a ele diferentes formas de efetuar o pagamento e deixar de ser cobrado. Procure entender qual a sua principal dúvida quanto à cobrança e mantenha-se tentando ajudar da melhor forma possível.

A importância da cobrança contínua

A princípio, pode parecer maçante o fato de ligar para um cliente todo o dia, para falar de um mesmo assunto. Mas, como dito no tópico acima, a cobrança não precisa ser uma repetição eterna de informações, até que o cliente realize o pagamento.

É possível, durante a conversa, abordar temas como as principais dúvidas do cliente sobre cobranças, quais são as formas de pagamento que a sua empresa oferece, entre outras estratégias.

Ao apresentar diferentes possibilidades para o cliente, é capaz que ele considere alguma forma ou sinta que pode negociar a sua dúvida, com o objetivo de entender melhor o processo de pagamento.

Tenha o amparo do Código do Consumidor

Entender a melhor forma de tratar o seu cliente é essencial para realizar uma cobrança sem constrangimento. Por isso, mantenha-se atualizado perante os direitos do consumidor, para não cometer nenhum tipo de transgressão a lei, que possa prejudicá-lo.

É importante deixar disponível, no ponto físico ou até no site do seu negócio, todas as leis voltadas para o consumidor. Este hábito pode criar uma imagem de que a sua empresa respeita a lei voltada para os clientes e que está disposto a segui-las.

Crie estratégias para diferentes formas de contato

O hábito de ligar constantemente para um cliente pode gerar um constrangimento com a empresa. Afinal, nem todo o mundo gosta de ficar ouvindo o celular tocar todos os dias, isso pode fazer com que o cliente se irrite com a sua forma de cobrança e crie uma imagem negativa da sua empresa.

É importante garantir diversos tipos de contato com o cliente, seja por e-mail, mensagem SMS ou até mesmo as cartas. Estes tipos de comunicação podem amenizar uma estratégia já utilizada, tornando a cobrança mais sutil e lembrando o cliente de sua dívida.

Apesar de ser uma situação delicada, realizar uma cobrança não precisa estragar a sua relação com o cliente. Elabore uma boa estratégia para efetivar a cobrança até que ela seja concluída, oferecendo ao seu cliente a segurança e amparo neste tipo de negociação.

 

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2 comentários em “5 dicas simples para realizar uma cobrança sem constrangimento

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