Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que, atualmente, há mais de 61 milhões de brasileiros com dívidas. Esse dado indica a necessidade de saber como podemos evitar clientes inadimplentes.
Isso porque a inadimplência afeta o giro de capital e traz prejuízos para o caixa e para a saúde financeira dos negócios, sobretudo os de micro e pequeno porte. O alto índice de consumidores com pagamentos em atraso se deve, principalmente, à recessão que resultou em demissões em massa e desemprego.
Diante desse cenário, é indispensável que as empresas adotem práticas para evitar que os clientes cheguem a essa situação. Isso não depende apenas do empreendedor, mas ele pode atuar de forma preventiva. Neste post, apresentamos algumas dicas para alcançar esse objetivo: reduzir a inadimplência e aumentar o faturamento. Confira!
Aposte em formas de recebimento rígidas
A venda de esperança — quando fica acertado entre vendedor e comprador que o pagamento será feito depois — tem duas perspectivas: uma positiva e uma negativa.
A primeira facilita o acesso ao consumo e aquece o fluxo de vendas da empresa, já que permite aumentar o tíquete médio e o faturamento, e serve como estratégia de fidelização. Já a segunda eleva os riscos de inadimplência, nas formas de recebimento por cheque, boleto ou “fiado” — comum em lojas de bairro.
Por isso, é preciso estabelecer formas de recebimento rígidas para não prejudicar o caixa por falta de pagamento. Ao mesmo tempo que é necessário ter maneiras flexíveis e diferenciadas de garantir as vendas, é importante ter um sistema de crediário em que seja possível controlar as transações. E lembre-se: fiado nem pensar!
Emita nota fiscal
Em razão dos altos tributos, muitas empresas, fornecedores e clientes optam por não emitir nota fiscal. Isso leva a crimes de sonegação fiscal, que podem atingir a empresa futuramente.
Além disso, a nota fiscal é uma forma de controle, de garantir recebimentos de compras a prazo e de acionar a Justiça em virtude de inadimplência. Às vezes, é melhor perder uma venda do que ter problemas futuros.
Verifique se há pendências
Uma das principais formas de prevenir a inadimplência é ter um sistema de análise de crédito eficaz. Para isso, ele deve dar conta de avaliar o perfil do cliente, sua capacidade de pagar a dívida, seu histórico de pagamento e se há restrições a seu nome.
A análise de crédito é um procedimento específico de empresas que oferecem a possibilidade de crediário e vendem a prazo e em parcelas, ou que dão acesso a outros recursos de crédito.
Estabeleça uma política de crédito
Ter uma política de crédito nos processos de venda é outra dica importante para evitar que os clientes fiquem inadimplentes com a empresa. Essa ação envolve uma série de critérios e normas para regular a concessão de financiamentos para as transações.
Muitos acham que essa política pode ser vista como burocrática e despertar desinteresse nos clientes. Na verdade, ela protege a empresa de prejuízos e possíveis fraudes.
Mantenha um sistema de cobrança eficiente
É essencial ter um sistema de cobrança eficiente, com lembretes estratégicos, formas de cobrar sem constranger o consumidor e atuação otimizada por meio de diferentes canais de comunicação.
Nem sempre, porém, é possível evitar clientes inadimplentes, mesmo com essas ações de prevenção. Nesse caso, a cobrança pode se tornar a última tentativa de negociação: se feita de forma profissional, é uma prática saudável de relacionamento com o cliente que pode reverter a situação em favor da empresa.
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