Uma gestão eficiente é fundamental para as empresas de sucesso. Nem todo o gestor, no entanto, está totalmente preparado para lidar com os desafios que dificultam uma atuação competitiva, o que pode resultar na diminuição dos lucros e até mesmos em prejuízos financeiros capazes de comprometer significativamente o desempenho do negócio.
O uso do crediário é uma ferramenta importante para potencializar os ganhos da empresa, porém, por outro lado, a inadimplência está entre os principais obstáculos enfrentados no cotidiano, principalmente no caso das pequenas e médias empresas, uma vez que a falta de pagamento pode ter um grande impacto sobre as finanças.
Neste artigo vamos falar sobre o tema e apontar soluções que consigam otimizar as ferramentas de venda a prazo, a fim de minimizar os riscos de inadimplência e consequentemente aumentar os ganhos. Acompanhe a leitura!
A importância do crediário para o crescimento de empresas de sucesso
O crediário é uma estratégia poderosa que pode trazer benefícios fantásticos para empresas de diferentes tamanhos, perfis e setores de atuação. No Brasil ter o pagamento dividido em parcelas faz parte da cultura nacional, por isso que as maiores empresas do varejo como Casas Bahia, Magazine Luiza, Lojas Cem, etc, continuam a vender parcelado e se aproveitam muito dos seus benefícios.
Disponibilizar esse tipo de forma de pagamento no crediário é importante, pois abre mais uma opção de compra para os clientes da sua loja, o que faz com que as pessoas possam gastar mais gerando, como consequência, o aumento do ticket médio de vendas e a fidelização do cliente.
Como o lojista pode usar o crediário a seu favor
O lojista que já possui sua carteira de clientes pode apostar no crediário como uma opção para conquistar novas pessoas e melhorar a relação do consumidor com a empresa.
Um sistema próprio de crediário pode ser implementado, já que favorece as vendas e fomenta novos negócios. No caso dos pequenos varejos, que no geral possuem uma relação próxima com o cliente, é inclusive mais fácil identificar para quem o crédito pode ou não ser concedido.
Como o lojista pode se prevenir da inadimplência
A melhor maneira do lojista se proteger da inadimplência é usar um sistema de análise de crédito em seu negócio. Existem boas opções no mercado, que oferecem soluções completas e dinâmicas, que podem facilitar muito a vida do gestor.
Essa verificação prévia é importante, pois contribui para diminuir os riscos de inadimplência, ao mesmo tempo que oferece um benefício para os bons pagadores, que podem utilizar o recurso sempre que desejar.
O auxílio de recursos tecnológicos é um modo eficaz de estabelecer uma administração estruturada e capaz de melhorar os resultados de acordo com as metas estabelecidas.
Ter destaque é uma tarefa que exige dedicação e visão estratégica, por isso, é necessário o uso de ferramentas que facilitem o cotidiano do gestor. O ideal é buscar por boas alternativas e sempre mensurar os resultados.
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