Técnica de vendas: as 5 melhores para aumentar seu faturamento

Técnica de Vendas

Vender mais e melhor, aumentando o faturamento. Este é um dos principais objetivos de todas as empresas que buscam se destacar no seu ramo de atuação. Contudo, a tarefa pode não ser fácil: criar estratégias, gerir bem o negócio e ter planejamento precisam perpassar por formas contundentes na hora de fazer as vendas.

Por outro lado, há técnicas que podem contribuir efetivamente para faturar mais. E, neste artigo, trazemos as cinco melhores técnicas de vendas para aumentar seu faturamento e criar um diferencial competitivo em relação a concorrência.

1. A abordagem do cliente

Sabe aquelas relações comerciais frias e indiretas com o cliente? Isto não existe mais. Ou, pelo menos, deixou de ser utilizado por empresas que buscam uma técnica de venda consolidada para aumentar o faturamento. Mas, como resolver isso? Simples: mudando a forma de abordagem junto ao cliente.

Nos dias atuais é preciso vender uma ideia, e não mais um produto. É entender o cliente não como consumidor, mas integrante da comunidade que sua empresa cria sobre o que vende. Pode apostar: este tipo de técnica é muito valiosa e é conhecida como marketing de relacionamento, abarcando uma boa fatia do mercado – segundo a Nielsen, que acompanha o comportamento do consumidor, 30% dos clientes buscam se relacionar com a marca.

2. O momento certo de conseguir o ‘sim’

Nossa próxima técnica de venda é o momento certo de conseguir o ‘sim’ do consumidor. E quando isso dará? Aí entra uma técnica nova extraída do que conhecemos ‘funil de vendas’ do marketing digital. O topo do processo, no nosso caso a primeira etapa, é o momento de apresentar um conteúdo, informações valiosas sobre o produto ou serviço, uma ideia – como descrita no tópico anterior.

O meio do funil, ou segunda etapa, se dará ao você o fazer perceber que necessita do produto, através de gatilhos mentais disparados pelos seus vendedores, como por exemplo fazer ele se imaginar utilizando o produto, quais suas sensações, etc.

E, por fim, vem o fundo do funil, ou última etapa. Se as etapas anteriores foram bem feitas, não será necessário muito esforço. Seu cliente já terá consciência que realmente precisa do produto, e como você deu informações ou sensações valiosas, ele dará preferência para sua empresa. Em muitos casos, o próprio cliente vai vender o produto pra ele mesmo. Seus vendedores apenas irão tirar o pedido.

Nesta última etapa, uma atitude muito comum que deve ser evitada é a do vendedor muito incisivo. Talvez seu cliente ainda não esteja no momento da venda, então forçar a venda só vai criar uma imagem negativa da sua empresa, mas com as duas primeiras etapas bem feitas, quando ele estiver, com certeza sua empresa terá vantagem frente aos concorrentes.

3. Relacionamento com cliente ou o fator CRM

Conhecer o seu cliente é essencial para alavancar as vendas. Então armazene todas as informações possíveis sobre os gostos, costumes do seus clientes e informações pessoais. Pode ser feito manualmente na ficha dele ou em sistemas específicos pra esse fim. Que não gosta de chegar em uma loja de roupas e o vendedor que vai atender já perguntar pelo nome como está seu filho, ou sua mãe? Essa técnica permite estreitar relacionamentos e permitir direcionar campanhas e/ou produtos específicos para os clientes certos.

Assim, Utilizando as técnicas de relacionamento e histórico de atendimentos fica mais fácil identificar as oportunidades – e, claro, aumentar o faturamento.

4. Presença na Internet – Redes Sociais

Não adianta: o futuro do mercado é na internet. E os números comprovam isso ao apontar que, segundo dados do Social Media Trends, mais de 90% das empresas brasileiras já estão nas redes sociais. E qual é a técnica e como ela me ajudará a alavancar o faturamento, você deve estar perguntando.

Aqui, o essencial é que você produza conteúdo específico para o seu público, vendendo ideais, esperando o momento certo de receber o sim e apostando em conteúdos, sejam através de artigos, vídeos e/ou imagens próprios para o seu público. Uma coisa é importante: toda imagem ou informação relevante deve fazer sentido para seu cliente. Ele deve ver a imagem ou a informação como algo que lhe trouxe algo de bom, de preferência algo que ele ainda não havia pensado. Por exemplo uma “sacada”!

5. Cross Sell

O cross sell é a última e infalível técnica para você aumentar o faturamento com as vendas. Ele funciona com o seguinte propósito: identificar os produtos de alta rotatividade ou que se complementam e oferecer o ‘dois em um’ para o cliente, possibilitando muito mais vendas de ambos os itens.

Vamos ao exemplo prático: já imaginou uma pizzaria sem refrigerantes? Ou, para ser mais claro, se você possui uma papelaria, que tal apostar em computadores para o cliente fazer a impressão ali mesmo ao invés de apenas comprar o papel – aumentando a margem de lucro da unidade da folha em 500%? Esse é o cross sell.

Conclusão

Com essas cinco técnicas, as melhores entre as disponíveis comercialmente, seu negócio pode conquistar mais clientes, aumentar as vendas e se tornar um referencial de sucesso. Aplique no seu negócio e, depois, venha nos contar sobre o crescimento do seu faturamento.