Atualmente, mais de 61 milhões de brasileiros estão na inadimplência. É o que revela um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Isso significa que 40,5% da população com idade entre 18 e 95 anos está com contas em atraso, razão pela qual é importante uma empresa consultar CPF de clientes antes de conceder crédito para concretizar uma venda.
Muitas vezes o imediatismo, a ânsia por bater metas, o receio de perder a venda para o concorrente ou mesmo a necessidade de vencer a crise levam diversos lojistas e pequenos empreendedores a abandonarem a análise de crédito e disponibilizarem o recurso para o cliente que vai pagar a prazo.
Há, ainda, casos em que a venda é feita no famoso “fiado”, ou seja, o pagamento é combinado entre comprador e vendedor para uma outra data que não a da transação, cuja garantia é apenas a palavra, sem nenhum respaldo jurídico. Essa situação é comum em lojas de bairro, em que a proximidade entre as pessoas geralmente é forte. Mesmo assim, é importante contar com um sistema de crediário para não correr mais riscos de inadimplência e ter prejuízos.
É por isso que preparamos este post, com o propósito de apresentar como consultar o CPF de clientes para saber se há impertinências antes de realizar uma venda a prazo. Ficou interessado no assunto e quer saber como fazer essa operação? Então, confira os tópicos na sequência e descubra!
O que é CPF?
Pode parecer uma pergunta simples, mas muita gente não sabe o que é CPF, que o documento não é somente um conjunto de números gravados no cartão azul ou no antigo CIC (Cartão de Identificação do Contribuinte — extinto em 1968) plastificado, que se repete todas as vezes que o operador de caixa do supermercado pergunta se queremos Nota Fiscal.
O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é o código que todo cidadão deve ter registrado na Receita Federal do Brasil, cuja função é identificar e distinguir cada brasileiro no território nacional por meio de um banco de dados. Afinal, imagine manter o controle das informações dos mais de 200 milhões de habitantes, com nomes parecidos, sem contar com um sistema de registro. Impossível, não é mesmo?
Formado por 11 números, o CPF é obrigatório e deve ser emitido por todas as pessoas com mais de 12 anos de idade. É considerado, também, como o documento mais importante, mais que a carteira de identidade (RG), inclusive.
Qual a razão de consultar CPF de cliente?
Há várias razões para consultar o CPF de clientes. A consulta pode ser feita para verificar e identificar a situação cadastral de um cidadão, pode revelar se a pessoa a quem verdadeiramente pertence o documento já faleceu etc. Essa operação é feita junto ao sistema da própria Receita Federal.
Tal pesquisa pode apresentar cinco situações:
- regular: quando não há pendências no cadastro;
- pendente de regularização: quando o cidadão deixa de declarar imposto de renda;
- suspensa: quando o cadastro está incompleto ou com algum problema cadastral;
- cancelada: quando o CPF foi cancelado por falecimento do cidadão ou decisão judicial e administrativa;
- nula: quando o CPF é anulado por identificação de fraude no cadastro.
Já no caso dos comércios, por exemplo, a principal finalidade é verificar se o cliente solicitante do crédito tem dívidas não pagas e restrição no seu nome — fator que o negativa e o impede de conseguir qualquer concessão financeira.
Esse tipo de consulta, por sua vez, é realizada por meio de instituições de proteção ao crédito, como SPC e Serasa Consumidor.
Importância para o empreendedor
A importância de consultar CPF de clientes se manifesta de diferentes maneiras para as empresas. A principal delas é a análise de crédito, procedimento imprescindível para diminuir os riscos de inadimplência e prejuízos financeiros.
Afinal, quem tem coragem de emprestar dinheiro a uma pessoa que não costuma pagar suas contas em dia e que está com a situação financeira toda enrolada? Com isso, quando a empresa faz uma venda da esperança, ou seja, vende para receber depois — como nos casos de boleto e cheque —, é preciso ter critérios para liberar a transação.
Entre os critérios está a consulta do CPF de cliente para verificar o histórico de pagamentos, se há dívidas etc.
Análise de crédito
A análise de crédito, em síntese, é feita a partir de um conjunto de regras e critérios para a liberação de financiamento dentro de um sistema de crediário — modelo utilizado por grandes redes varejistas.
O procedimento é necessário e visa avaliar, criteriosamente, o perfil e a capacidade de pagamento do consumidor que solicita o crédito à loja, verificando os possíveis riscos que a transação oferece.
Não só isso, a análise de crédito serve para proteger o negócio da inadimplência. Vale destacar que tal prática não acaba com o risco de o cliente não pagar a conta, mas diminui essa probabilidade, além de prevenir fraudes e golpes.
Onde e como consultar CPF de cliente?
A consulta do CPF é gratuita e deve ser feita sempre em plataformas oficiais, como Receita Federal, Serasa Consumidor, SPC Brasil, Boa Vista SCPC e Portal do Microempreendedor Individual (MEI).
Tal verificação é simples e o passo a passo é indicado no próprio site das instituições. Basta acessar os referidos portais e seguir as instruções e comandos para obter os resultados da situação cadastral do consumidor.
Há sistemas que otimizam a consulta do CPF?
O mais indicado para empresas que trabalham com vendas diretamente é contar com um sistema que otimize essa consulta, pois, imagine que o movimento da loja não pode ser prejudicado pela demora. Mesmo porque as plataformas de consulta mencionadas no tópico anterior podem estar fora do ar e, dessa forma, a venda será perdida por falta de alternativas.
Logo, o ideal mesmo é contar com um sistema otimizado para consultar CPF de cliente de forma mais rápida e eficaz. Além de assegurar a segurança proporcionada pela análise de crédito, uma ferramenta do tipo oferece agilidade, dinâmica, autonomia e eficiência para a sua empresa. Tudo o que foi exposto até aqui busca esclarecer o quanto é importante se proteger da inadimplência e fraudes de modo otimizado.
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