Listamos os motivos para ter presença nas redes e como isso pode atrair ‘bons pagadores’.
Confira no artigo quais são as principais tendências e estratégias digitais que diminuem a incidência de inadimplência.
O Marketing digital é uma poderosa ferramenta para prospectar clientes e angariar ainda mais suas vendas. O que muitos empresários não sabem é que é possível utilizar dessa estratégia moderna como uma aliada na luta para evitar a inadimplência, principalmente de futuros consumidores.
Para entender mais como o marketing digital atua para diminuir os índices de devedores da sua carteira de clientes, a Nosso Crediário, plataforma de contas a receber com ações de cobrança automática, lista as características que podem evitar a inadimplência e ainda trazer mais credibilidade para sua marca na rede.
Ações para os bons compradores
É fato: o marketing digital deve valorizar um perfil de público que esteja de acordo com o nicho da empresa. Mas, algumas ações de inbound marketing podem ser aliadas para os negócios que buscam afastar os maus pagadores: valorizar quem tem o que convencionamos chamar de ‘nome limpo na praça’.
Como essas estratégias de marketing de atração são aplicadas? De forma simples: descontos, condições exclusivas e, principalmente, valorização de quem paga em dia com benefícios futuros impede que clientes deixem de pagar pelas parcelas futuras.
Aqui, como em grande parte do marketing digital, o objetivo principal não é cobrar inadimplentes, mas criar mecanismos que impeçam esse tipo de ‘calote’ no futuro. Assim, valoriza-se quem paga em dia e aumenta a taxa de conversão nas guias a serem quitadas.
Presença digital
Outra maneira de evitar que a inadimplência seja um grande vilão do seu negócio é ter uma presença digital marcante nas redes sociais e em outros canais de comunicação. Desta forma, sem ser intrusivo no perfil do cliente, busque que ele esteja em contato com o seu negócio nas plataformas digitais.
Isto aumenta a percepção do consumidor sobre a sua marca, diminuindo a incidência do que comercialmente pode ser definido como ‘amnésia do inadimplente’. Também, poderá ter meios diretos para se comunicar com o cliente, oferecendo condições para a quitação da dívida que ele não estaria disposto a ouvir de outra forma.
Mais relacionamento, menos comércio
A relação de consumo no ambiente digital deixou de ser apenas a compra/venda de produtos entre empresa/cliente e passou a ser um relacionamento – principalmente para os consumidores que buscam experiências, mais do que a compra de itens necessários.
Nesse ponto, grandes empresas como a Nike deixaram de vender apenas artigos esportivos e começaram a oferecer estilos de vida.
Desta forma, o antes consumidor passou a ser parte integrante da comunidade da empresa americana – aumentando a confiança e diminuindo, assim, a inadimplência.
Com essa questão, é primordial que sua empresa tenha presença digital como parte integrante do cliente, que terá nela a referência para posteriores compras. E, como dito acima, a tendência de valorizar bons pagadores evita que a inadimplência seja uma vilã no seu negócio.
Automação + marketing: aliados contra a inadimplência
Por fim, vale destacar: ferramentas digitais de cobrança automática como o NossoCrediário, que buscam otimizar os processos, relação, análise de crédito e geração de guias com os clientes podem dar mais segurança ao consumidor final – o que, consequentemente, gerará menos dívidas da pessoa física em relação a sua empresa.
Desta forma, unir a abrangência do marketing digital como ferramentas que aumentem os processos de pagamentos e cobranças da sua empresa, reduzirá muito a fatia de devedores que hoje são umas das principais dores de cabeça dos empresários.
Gostou deste post? Então não deixe de conferir as demais publicações do nosso blog!
Gostou do post? Viu como essas informações podem ajudá-lo a ampliar seus conhecimentos de gestão para sua empresa? Então, aproveite para assinar nossa newsletter e não perca nenhuma novidade do blog!
Pingback: Saiba como evitar problemas realizando uma análise de crédito eficaz - Nosso Crediário - Sistema de Gestão
Pingback: 5 erros mais comuns na gestão de uma pequena empresa - Nosso Crediário - Sistema de Gestão
Pingback: Gestão de pequena empresa: Saiba os 5 erros mais comuns!
Pingback: Crediário próprio: como funciona e como implementá-lo na sua empresa
Pingback: Saiba como diminuir a inadimplência em sua empresa de uma vez por todas - Nosso Crediário - Crediário Próprio Profissional
Pingback: Profissionalizar a empresa: 5 dicas de como ter uma gestão eficaz
Pingback: Automação de processos: entenda porque sua empresa deve fazer - Nosso Crediário