O Crediário Próprio está acabando? Será que vender apenas no cartão de crédito é a solução?

vender no cartão de crédito

Nos dias de hoje, vender no cartão de crédito é uma das opções mais comuns. Afinal, ela pode gerar muitos benefícios tanto para o lojista quanto para o cliente. Mas será que vender somente por meio desse método é uma boa opção? Ou será que também existem pontos negativos?

Acredito que muitos lojistas se fazem essa pergunta todos os dias, visto que possuem muitos desafios relacionados ao pagamento das suas vendas. No entanto, no fim das contas, todas essas dúvidas acabam levando a um propósito maior: conseguir vender mais e garantir a sustentabilidade do negócio.

Preparei este conteúdo para falar sobre as vantagens e as desvantagens em realizar vendas apenas por meio do cartão de crédito. Confira!

Quais são as vantagens de vender apenas no cartão de crédito?

Facilidade no pagamento

A primeira vantagem está focada em uma das principais razões da existência de qualquer negócio: o cliente. O fato é que não há mais dúvidas de que oferecer a modalidade de pagamento por cartão de crédito contribui muito para que o consumidor fique satisfeito, pois o processo de pagamento é fácil e ágil.

Os clientes que possuem a facilidade do pagamento no cartão de crédito acabam também preferindo essa opção, pois ela tanto contribui para evitar que eles precisem sair com dinheiro em espécie no bolso, como também representa não precisar arcar com o gasto logo no momento da compra.

Aumento das vendas

Vamos imaginar que você não aceite pagamentos no cartão, o que é impensável hoje em dia. Com certeza você estará perdendo vendas, concorda? Logo podemos afirmar que aumentar as vendas é muito mais possível quando se oferece a opção de pagamento com cartão de crédito. Afinal, ela abre margem para que o cliente sinta-se estimulado, quando possui limite disponível, a fazer uma compra, na medida em que não há desculpas para concluí-la. Basta passar o cartão!

Outro apelo é que visto que essa é uma forma de pagamento que realiza a cobrança somente no futuro, é natural que o cliente tenha menos resistências no momento da aquisição.

Competitividade com a concorrência

Praticamente todos os seu concorrentes oferecem o recebimento e parcelamento por cartão de crédito hoje em dia. Nesse cenário, é impensável você não ter essa modalidade disponível na sua empresa, mesmo que as operadoras de cartões cobrem taxas que algumas vezes são bem salgadas.

Liquidez

Outra grande vantagem em se vender no cartão de crédito é a possíbilidade de antecipar os recebimentos. Mesmo pagando taxas extras, existem situações em que essa operação pode ser fundamental para a saúde do fluxo de caixa da sua empresa.

E quais são as desvantagens?

Cobrança de taxas de serviço

Como disse nos últimos parágrafos, não tem como fugir das taxas de serviço quando o pagamento é realizado por meio do cartão de crédito. E, quando comparadas com outras formas de pagamento, elas podem ser ainda maiores.

Isso pode afetar a margem de lucro do lojista, visto que ele precisa arcar com esse custo ou aumentar o preço final do produto. Caso o cliente opte por parcelar, a taxa pode ser ainda maior.

Prazo para recebimento

Além das taxas, há também a questão de que o prazo para recebimento do valor é mais extenso, principalmente se a compra for realizada por meio de parcelamento. Esse fato faz com que haja a necessidade de um capital de giro maior.

Claro que existe a alternativa de receber antecipadamente, mas isso gera um custo extra. É preciso avaliar muito bem esse custo extra na composição do preço final do produto para definir um preço de venda correto e viável.

Menos visita e menos fluxo de pessoas na sua loja

Quando um cliente faz uma compra parcelada pelo cartão de crédito, o valor total é processado de uma vez só e o pagamento é feito através de boleto bancário ou fatura que ele recebe em casa, fazendo com que não precise voltar todos os meses para pagar as parcelas. O fato do cliente não precisar voltar a sua loja é uma perda importante de oportunidade, pois seria uma ótima chance para oferecer outros produtos ou mostrar as novidades, não é mesmo?

Limite insuficiente

Muitas vezes, o cliente se decidiu por comprar o produto mas o limite disponível no cartão não é suficiente. Se você não tiver outras formas de pagamento na sua loja, como crediário próprio, por exemplo, é bem provável que a venda seja perdida, pois as chances de ele desistir ou não ter como pagar no momento são grandes. Veja só as grandes redes de varejo: todas elas oferecem uma infinidade de formas de pagamento, sempre com o intuito de não perder vendas.

É bastante significativo entender que, antes de decidir vender apenas no cartão de crédito, é preciso avaliar em qual momento seu negócio está, considerando principalmente se a sua operação tem condições de lidar com essa realidade.

Em nossa opinião final, vender no cartão é imprescindível nos dias atuais, torna o pagamento mais prático, rápido e fácil, mas vender apenas no cartão, abrindo mão de outras formas de pagamento, pode fazer com que suas vendas diminuam consideravelmente. Cabe a você empresário analisar o que é melhor para a realidade da sua empresa.

E quais são as vantagens de ainda vender no crediário próprio hoje em dia?

 

Exemplos de sucesso

Melhor do que ficarmos gastando palavras para explicar as vantagens, é mostrarmos exemplos de sucesso. 

É o modelo principal adotado por grandes redes de varejo, como as Casas Bahia, Lojas Cem e Magazine Luiza. Estamos falando do carnê de pagamento, que corresponde ao parcelamento de determinada compra por um período prolongado ou não. Essa forma de fazer comércio é um diferencial de ambas as lojas em relação aos concorrentes.

Imagine como suas vendas despencariam se essas redes varejistas deixassem de trabalhar com o carnê ou boleto, não é mesmo? Um levantamento realizado pelo SPC Brasil e CNDL confirma esse pressuposto, inclusive, indicando que três em cada dez brasileiros utilizam crediário para fazer compras.

 

Como já dissemos, o crediário próprio em lojas rende diversos benefícios tanto para os lojistas quanto para os clientes. Vejamos, abaixo, seis dessas principais vantagens para entender por que vale a pena implementar essa estratégia:

Atrai novos clientes

A ampliação das possibilidades de compra que o crediário próprio oferece talvez seja a vantagem mais evidente, pois tem a capacidade de atrair novos clientes. Em momentos de crise econômica, as pessoas procuram opções mais viáveis para efetuar suas compras.

Nesse sentido, o sistema de crediário é a alternativa ideal. Isso porque o valor da parcela por meio desse modelo atribui menos juros ao pagamento, principalmente em comparação ao cartão de crédito, cuja taxa é bastante elevada e encarece a transação.

Fideliza consumidores

Além de atrair novos clientes por preços acessíveis e parcelas mais longas, o crediário próprio fortalece a fidelização de consumidores, na medida em que promove aproximação.

Esse fator ocorre muito em função da necessidade de o cliente ter que ir todos os meses à loja pagar o carnê. Assim, fica mensalmente em contato com os funcionários e exposto ao apelo de outros produtos que podem interessá-lo.

Fora a percepção de poder comprar uma mercadoria que deseja e precisa, de um modo que não é possível em outras lojas. Portanto, ampliar as formas de compra com o crediário próprio é uma maneira de fidelizar clientes e aumentar o fluxo de vendas.

Redução do risco de inadimplência com análise de crédito

inadimplência é uma realidade no mercado comercial e dificilmente cessará, principalmente quando se fala de compra a prazo. Isso significa que trabalhar com o crediário próprio em lojas é assumir um risco. Mas não se assuste, existem práticas de diminuir o incidente.

Uma das mais recomendadas e utilizadas pela maior parte dos lojistas é a análise de crédito. Seu objetivo é avaliar rigorosamente o perfil e a capacidade de compra do cliente que solicita o financiamento. Dessa forma, é possível mensurar os riscos a partir de critérios e indicadores específicos.

Outra estratégia é manter um relacionamento sólido com o cliente por meio da comunicação. Lembretes a respeito de pagamentos, ofertas de negociação e mensagens alertando para os prejuízos da inadimplência são algumas boas práticas, além da cobrança sem constrangimentos.

Apresenta menos juros que outros sistemas de crédito

Diversas pesquisas mostram que o cartão de crédito é a principal forma de realizar compras no Brasil. Seu principal problema, no entanto, são os juros elevados, calculados em mais de 400% ao ano, sendo que a taxa básica (Selic) se encontra hoje em 2022 na margem de 13,50%.

O crediário tem sido a alternativa mais procurada pelo consumidor justamente por atribuir menos juros ao valor das parcelas. Isso é possível porque o crédito próprio requer menos custos da loja.

Quando o crediário é terceirizado para outra instituição ou se tenha um crediário garantido, como muitos falam, é muito provável que as taxas sejam bem maiores e se perca totalmente a flexibilidade na aprovação de vendas e clientes. O mais indicado seria contratar uma empresa especializada para administrar o sistema de crediário da sua empresa ou contratar um software de gestão de crediário para te auxiliar.

Melhora nas margens de Lucro

Uma vez que seu cliente vai parcelar direto pelo crediário próprio da sua empresa, é possível ter melhores margens de lucro. Você terá um diferencial que seu concorrente pode não ter e é muito bem aceitável cobrar um pouco a mais por esse tipo de parcelamento, além de não ter que arcar com as taxas de cartão.

Aumenta o ticket médio da loja

Por fim, citamos o aumento do ticket médio da loja, objetivo maior de qualquer empreendedor. Essa elevação é possível a partir da expansão de clientes e das compras mais volumosas, ou seja, aquelas com maior valor.

Todas as vantagens apresentadas até aqui, portanto, levam ao crescimento das transações, do fluxo de caixa e da rentabilidade da loja.

Contar com um crediário próprio permite a ampliação das possibilidades de compra e é um risco que vale a pena ser assumido para atrair, conquistar e fidelizar clientes, mas deve ser muito bem feito e acompanhado de perto. Caso contrário pode se tornar um grande problema devido a inadimplência.

Para reduzir os riscos de inadimplência, otimizar os processos de cobrança, análise de crédito e manter o serviço eficiente é imprescindível profissionalizar a gestão e ter visão estratégica.

Se você está interessado implementar o crediário próprio em sua loja e contar com esse suporte de serviços, entre em contato com a Pagthos e conheça nossos serviços!

E caso esse post tenha te ajudado de alguma forma, por favor deixe um comentário no post!

4 comentários em “O Crediário Próprio está acabando? Será que vender apenas no cartão de crédito é a solução?

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